18 mil mudas de Café Clonal são distribuídas para produtores rurais

  • Imprimir
  • Relatar um erro
  • A+ Aumentar a fonte
  • A- Diminuir a fonte

A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), de Rolim de Moura (RO), distribuiu na tarde desta terça-feira (07/08), mais 18 mil mudas de café clonal para produtores rurais. As mudas são resultado de uma emenda parlamentar do senador Ivo Cassol no valor total de R$300 mil.

Nesta etapa, 09 produtores foram atendidos com 2 mil mudas cada. Em abril, outras 250 mil mudas foram  entregues aos agricultores beneficiados pelo projeto de fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com o Secretário responsável pela pasta, Dionísio Pereira “Goiaba”, o projeto visa a distribuição de 2 milhões de mudas de café clonal e já foram distribuídas quase 1.500 milhão de mudas aos produtores. “Com o auxílio do senador Ivo Cassol estamos atendendo a determinação do prefeito Luizão do Trento, que é fortalecer a agricultura familiar. Entendemos que uma agricultura forte melhora a economia do município e gera mais empregos”, explicou o Secretário.

Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea canephora (conilon e robusta).

A cultura vem apresentando ganhos significativos de produtividade, devido, principalmente, à substituição de lavouras antigas por novos plantios de variedades clonais, bem mais produtivas.

De 2013 até 2017, a produção de café em Rondônia mais que dobrou, o que pode ser explicado pelo aumento significativo da produtividade, com evolução de 234,8% no período, decorrente, principalmente, da entrada em produção das novas variedades clonais e uso de tecnologias como poda e irrigação.

Em 2017 a produtividade estimada foi de 26,1 sacas de café beneficiadas por hectare, 40,6% superior à da safra do ano anterior (18,56 sc/ha), atingindo mais de 2,1 milhões de sacas do produto.

“Com o desenvolvimento do café clonal, nós vamos ultrapassar muitos outros estados mais antigos da federação, porque ninguém neste momento está tendo o clima, a produtividade e qualidade do café clonal aqui de Rondônia”, disse Ivo Cassol.