Cassol quer mais recursos para feiras e café de Rondônia

  • Imprimir
  • Relatar um erro
  • A+ Aumentar a fonte
  • A- Diminuir a fonte

O senador Ivo Cassol se reuniu com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e com o Secretário Executivo da Pasta, Coronel Novack, para pedir mais recursos para realização de feiras agropecuárias em Rondônia. Para Cassol, as feiras incentivam os negócios e dão visibilidade à produção agropecuária do estado.

As feiras que destacam produtos de agricultores familiares também receberam atenção de Cassol. O senador reiterou ao ministro que libere mais recursos para esses eventos, que ocorrem semanalmente e possibilitam ao pequeno agricultor familiar um canal direto com o consumidor para a venda de seus produtos.

CAFÉ DE RONDÔNIA
Outra reivindicação foi a liberação de recursos para a compra de mudas de café clonal. Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea canephora (conilon e robusta).

A cultura vem apresentando ganhos significativos de produtividade, devido, principalmente, à substituição de lavouras antigas por novos plantios de variedades clonais, bem mais produtivas.

De 2013 até 2017, a produção de café em Rondônia mais que dobrou, o que pode ser explicado pelo aumento significativo da produtividade, com evolução de 234,8% no período, decorrente, principalmente, da entrada em produção das novas variedades clonais e uso de tecnologias como poda e irrigação.

Em 2017 a produtividade estimada foi de 26,1 sacas de café beneficiadas por hectare, 40,6% superior à da safra do ano anterior (18,56 sc/ha), atingindo mais de 2,1 milhões de sacas do produto.